Naira Ciotti

Naira Ciotti

PPGARC – UFRGN
Professor-performer, com Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1983). Mestrado concluído em 1997 com o título O híbrido professor-performer: uma prática sob a orientação da Prof. Dr. Ana Cristina Pereira de Almeida. Desenvolveu pesquisa de doutorado sob a orientação dos professores Renato Cohen e Christine Greiner sobre questões da performance arte, Arte Contemporânea na tecnocultura, a rede, a memória do corpo e os museus de arte denominado “O museu como mídia: performance e espaço colaborativo”; em setembro de 2005 no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC/SP.
Pesquisadora das Vivências Corporais na obra de Lygia Clark desde 1994, inclusive com visita à X Documenta de Kassel Alemanha, 1997. Estudos sobre a arte da performance com o diretor e professor Dr. Renato Cohen, visitas aos centros de Documentação em Arte Contemporânea Dia Center of Arts, Lincoln Center e Depto de Performance Studies Tisch School- N. Y University, em 2002. Participou do VII Encontro do Instituto Hemisférico de Performance e Política: Cidadanias em cena: entradas e saídas dos direitos culturais, na Universidade Nacional da Colômbia, em Bogotá, entre 21-30 de agosto de 2009. Menção honrosa como orientadora de iniciação científica, 61ª Reunião Anual da SBPC, julho de 2009 – UFAM, Manaus/AM e como orientadora de projetos de Encenação em Quadrienal de Cenografia de Praga 2011. Atua desde 1994 como performer na cena artística, entre seus trabalhos, os mais conhecidos foram: a performance Imanência, curadoria de Renato Cohen, uma permanência de oito dias, realizada por oito performers, na Casa das Rosas, São Paulo, 1997; Leitos Memória-tatuada, criação colaborativa com o poeta erhi Araújo, no SESC Pompéia, em 2006; VOX2TEXT, no SESC Pinheiros, em 2008, com a colaboração de erhi Araújo, Otávio Donasci, Artur Matuck e Lúcio Agra. Coordenadora pedagógica e professora-pesquisadora no Curso de Comunicação das Artes do Corpo, PUC/SP de 2005 a 2008. Atualmente desenvolve as pesquisas: EMA: Emergências Artísticas e Pedagogias da Performance no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas PPGARC, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde publicará seu primeiro livro, intitulado O híbrido professor-performer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s