Acta Media 10 – A Emergência do Reticular

Acta Media 10 discutirá como as redes digitais estão transformando as sociedades contemporâneas

Evento realizado em São Paulo durante a segunda quinzena de agosto terá 31 palestrantes nacionais e internacionais

Durante 10 dias, especialistas vão discutir em São Paulo como as redes digitais estão interagindo e modificando a sociedade contemporânea. De 16 a 31 de agosto acontece a décima edição do evento Acta Media – Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital, que terá palestras, oficinas, mesas-redondas colaborativas (os colaboratórios) e apresentações artísticas. Ao todo, serão 31 palestrantes, entre professores da Universidade de São Paulo e outras instituições de ensino brasileiras, bem como especialistas dos Estados Unidos e Croácia. O simpósio será realizado na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, no estúdio de Multimedia da ECA-USP e no Instituto Cervantes de São Paulo.

Este ano sob o tema A Emergência do Reticular, o Acta Media 10 tem o propósito de avaliar as transformações que as tecnologias digitais e os processos reticulares trouxeram ou têm o potencial de trazer para as cultura e arte nas sociedades contemporâneas. “A proposta é investigar como os processos criativos e as manifestações culturais foram e serão transformados através de tecnologias que introduzem a reticularização nos processos autorais”, diz o coordenador do simpósio, Prof. Dr. Artur Matuck, da Universidade de São Paulo.

 O evento vai reunir nomes importantes como o do artista e videomaker croata Dalibor Martinis, da Academia de Artes Aplicadas, de Rijeka; o compositor e instrumentista Jon Appleton, professor no Dartmouth College, nos Estados Unidos, e um dos pioneiros em música eletroacústica; e Lisa Parks, professora da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara.

O croata vai proferir as palestras “A Derrubada Icônica de um Regime” e “Projeto para Monumento Temporário Irregular. Appleton vai falar sobre música eletroacústica, além de realizar uma oficina de música e tecnologia e um pocket show. Lisa será a palestrante de “Mapeando a Órbita: Rumo a um Espaço Público Vertical” e “Tecnorevoltas e a Antena Parabólica”, além de participar da oficina Mídias Globais e a Intervisualidade, com mediação de Artur Matuck. No dia 29, os músicos Emanuel Dimas de Melo Pimenta, Cid Campos, Arrigo Barnabé e Livio Tragtenberg fazem o concerto gratuito A Way A Lone A Last A Loved, em homenagem a John Cage, no Instituto Cervantes.

Além dessas palestras, os especialistas e o público envolvidos vão discutir os processos pelos quais a criação colaborativa transindividual altera a experiência discursiva, histórica, criativa, científica, social e cultural de indivíduos, grupos ou coletividades, seja através de interações presenciais ou tecnologicamente mediadas. Entre os objetivos específicos do evento, cumpre ressaltar a avaliação de:

– manifestações históricas que se utilizaram de processos criativos, caracterizados pela colaboração, anteriores à disseminação das tecnologias digitais;

– manifestações recentes estruturadas e realizadas por meio de sistemas e redes digitais revelando processos reticulares de criação transindividual;

– propostas criativas atualmente sendo engendradas, em diversas áreas, que possam conduzir à criação reticular transindividual;

– e proposições meta-autorais que projetem processos reticulares de criação colaborativos.

Os simpósios Acta Media, realizados anualmente desde 2002, têm sido norteados por reuniões periódicas do grupo de pesquisa e produção Centro Colabor de Linguagens Digitais e pela disciplina semestral de pós-graduação em Arte Telemática com propostas de interação dialógica e teletransmissões artísticas; participação e interlaboração entre alunos, pesquisadores e docentes.

Trata-se de uma discussão interdisciplinar que envolve as áreas de artes mediáticas e as comunicações, arquitetura espacial, comunicação via satélite, sociologia, psicologia, cultura popular, literatura, música, performance, matemática e meio ambiente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s