Debates e oficinas na Livraria da Vila, na ECA e no Instituto Cervantes

A décima edição do Acta Media, Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital, acontece entre os dias 16 e 31 de agosto em São Paulo e tem a Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis como um dos espaços onde acontecem várias palestras e atividades em torno de um tema central, A Emergência do Reticular. A ECA, Escola de Comunicação e Artes, no campus da Universidade de São Paulo, e o Instituto Cervantes, são outros locais reservados para palestras, oficinas e debates, entre outras atrações.
Em 2012, o Acta Media celebra sua primeira década como uma referência na história recente das discussões sobre produção digital seguindo a ideia original de debater um tema tão importante de um jeito mais participativo, colaborativo e, sobretudo, público. Coordenado pelo professor Artur Matuck, o Acta Media é realizado anualmente pelo Centro Colabor de Pesquisa em Linguagens Digitais, numa promoção conjunta do Programa Interunidades de Pós- Graduação em Estética e História da Arte, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e do Grupo DeVIR (Design, Virtualidade, Interação e Redes), da FAU, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.
Na Livraria da Vila, as palestras e debates acontecem sempre entre 18h30 e 21h30 (veja o programa completo, com temas
e convidados, na Programação dessa edição de Vila Cultural, nas páginas X e X) e um dos destaques desse ano é o espaço aberto para a discussão sobre o trabalho do professor Walter Zanini, historiador e critico de arte, ex-diretor da ECA-USP e do MAC-USP, curador da 16a e 17a Bienal de São Paulo que teve papel fundamental na formação de inúmeros artistas, historiadores e pesquisadores de arte em São Paulo, desde a década de 1970. Na sexta, 24 de agosto, com coordenação da professora Eunice Maria da Silva, acontecem diversas palestras que tratam da construção de pesquisas e identidades feitas pelo professor. A “Urgência do Passado” é o tema da fala da arte-educadora Ana Mae Barbosa. O historiador Dalton Sala trata de “Zanini e eu: memórias sobre o exercício da história da arte em São Paulo”. Da Unesp, o professor Percival Tirapelo fala de Walter Zanini na História da Arte Brasileira. “Re-construindo Flavio de Carvalho” é tema do professor e historiador Rui Moreira Leite. Para fechar a noite, o professor Artur Matuck falando de “Memória Pessoal: um artista em formação.”
Além disso, o simposio vai reunir nomes internacionais importantes como o do artista croata Dalibor Martinis, o compositor e instrumentista Jon Appleton, pioneiro da música eletroacústica, Lisa Parks, pesquisadora dos satélites de comunicação da Universidade
da Califórnia em Santa Bárbara e o arquiteto e músico brasileiro Emanuel Pimenta, radicado no exterior, que desenvolve o projeto Kairos, para uma estação orbital.

ACTA MEDIA 10
As palestras e concertos do Acta Media 10 são gratuitos e as inscrições devem ser feitas via e-mail: actamedia10@gmail. com ou trinta minutos antes do início no local, se ainda houver vagas. Para participar das oficinas, as inscrições, que custam R$ 50, devem ser feitas antecipadamente na Secretaria Acadêmica do MAC-USP, na Rua da Praça do Relógio, 109A, Campus Butantã, USP
Mais informações no site: http://www.actamedia.wordpress.com

origem: matéria da Revista Vila Cultural da Livraria da Vila, edição 100 de agosto de 2012, pg 19

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s